Grupos

Ensino Fundamental 1

Desenvolver e ampliar habilidades e potenciais como estudantes.

As crianças do ensino fundamental possuem uma rotina de trabalho estruturada para que, a cada ano, desenvolvam e ampliem suas habilidades e potenciais como estudantes. Queremos que aprendam a estudar seguindo alguns procedimentos importantes, para que possam interpretar, abstrair, fruir e refletir por meio de diferentes tipos de textos, sejam da área de matemática, ciências ou língua portuguesa. Nossas avaliações são trimestrais e demandam dos alunos um tempo maior de estudo e revisão diária.

 

Trata-se de uma etapa da escolarização em que as crianças são envolvidas em uma dinâmica de formalização do estudo. Destacamos alguns dos saberes que conquistamos no ensino fundamental:

 

- postura de estudante autônomo ao planejar e organizar sua rotina de estudos em casa e na escola;
- aprendizado sobre como pesquisar temas científicos de interesses variados;
- elaboração de estratégias para resolução de problemas;
- interpretação de alguns gêneros textuais;
- desenvolvimento da oratória;
- alternância de funções nos trabalhos cotidianos e na prática social;
- concentração e disciplina;
- escuta e reflexão;
- tutorear aulas em outras turmas.

 

A partir do 4º ano, as crianças têm a carga horária de aula estendida às quartas-feiras para que possam praticar outras linguagens que consideramos intrínsecas a sua formação de estudante e de protagonista em sua história: artes plásticas, língua inglesa, artes cênicas. São realizados também nesse horário trabalhos manuais e visitas a asilos e ONGs.

 

Procuramos acolher a diversidade de ideias, estimulando o gosto pelo conhecimento e o entusiasmo pelo trabalho, seja ele individual ou em grupo. As crianças também têm a oportunidade de participar de aulas em diversos formatos, além de terem de lidar com saberes e afazeres essenciais para sua aprendizagem global.

 

Debates temáticos, assembleias, flipped classroom, trabalhos coletivos, visitação a espaços públicos da cidade e entrevistas com especialistas das mais variadas áreas da ciência são algumas das experiências que fortalecem a construção de sua identidade individual e social, pois ser empático, resiliente, prudente e criativo também se aprende na escola.